Version: 1.0

Livrando-se de Lentes Coloridas

From 4training
Other languages:
Albanian • ‎Arabic • ‎Brazilian Portuguese • ‎English • ‎German • ‎Kyrgyz • ‎Malayalam • ‎Persian • ‎Romanian
More information about Brazilian Portuguese

Vendo claramente a realidade

Cada um de nós enxerga o mundo através de nossos próprios olhos. A realidade é a mesma, mas cada um vê detalhes diferentes e os interpreta de forma diferente também. É assim que nossa visão pessoal do mundo se desenvolve. Nossa visão é formada pela nossa família, cultura, e por coisas que experimentamos. Isso pode nos levar a “escolher um lado” através nossa percepção sem nem observar aspectos da situação ao nosso redor. Informação não pode nos definir, apesar de ser importante. Então as vezes fazemos conclusões erradas que podem ser perigosas para nós e também para quem está em nossa volta.

Fazendo uma analogia, nos olhamos para situações através de óculos, cujas lentes filtram algumas coisas e distorcem outras. Por exemplo, nossa visão sobre Deus pode ser distorcida pelas lentes da religião. Ou nossos relacionamentos podem ser filtrados pelas lentes da desconfiança: precisamos nos proteger de desapontamentos, mas ao mesmo tempo essas lentes nos privam de relacionamentos fortes e próximos. Geralmente não estamos atentos a essas lentes porque crescemos com essa visão e não enxergamos nada além disso. Mas Deus quer que enxergamos claramente e conheçamos a verdade. Ele deseja nos libertar de nossas visões distorcidas e das consequências negativas que ela tem pra nós e para outros.

Jesus diz em João 8:31-32: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Custos e benefícios das lentes coloridas

Cada lente colorida que usamos tem um preço a pagar: Nós não percebemos coisas importantes ou nós as vemos de forma distorcida, então não podemos tomar boas decisões. Por que nos continuamos usando essas lentes?

Isso acontece porque elas também tem um ganho ou beneficio pessoal para nos. Esse ganho é sempre subjetivo e pode não fazer sentido olhando por outra perspectiva. Por exemplo, usando “lentes rosas,” eu posso simplificar minha vida bloqueando coisas desagradáveis. Ou quando eu nunca digo “Não” para outros usando “lentes de serviço/ajuda,” eu posso ganhar reconhecimento como uma pessoa útil e bondosa, mas eu vou me esgotar a longo prazo.

Geralmente não estamos atentos a esses custos e benefícios – muitas vezes estamos usando esses óculos por muito tempo e eles são uteis para enxergar a vida, talvez ate nos ajudaram a crescer e não queremos deixa los para enfrentar a realidade. Ou apenas pensamos que essa forma de enxergar é “normal” ou acreditamos que “esse é só o jeito que eu sou.”

A verdade é que não enxergamos a realidade enquanto usamos as “nossas lentes.” Isso significa que acreditamos em mentiras em áreas das nossas vidas e somos limitados por elas. Pode ser desconfortável lidar/enfrentar nossas próprias lentes. Porem, a longo prazo, é sempre necessário abrir mão delas, ou então sempre pagaremos um alto preço por elas.

Removendo as lentes coloridas

É comum usarmos mais de uma lente que formam nossa visão em diferentes assuntos. Deus deseja nos libertar de todas elas, e Ele sabe por qual delas começar. Perguntando diretamente a Deus, daremos a Ele a chance de nos falar especificamente. O processo inicia quando nós vamos a Ele e perguntamos, e então Ele nos revela as lentes de nossas vidas especificamente. Eventualmente Ele vai nos mostrar onde essas lentes entraram em nossas vidas. Com a ajuda de Jesus podemos tomar as medidas necessárias para sermos livres da visão equivocada e remover as lentes para que vejamos claramente a realidade.
Geralmente Deus não nos revela tudo de uma vez porque isso poderia nos sobrecarregar. Ao invés disso, Ele quer nos encorajar e caminhar conosco passo a passo nesse processo.

Guia de aplicação

Use o auxilio de alguém para te ajudar! Se você se sente pressionado ou de certa forma desconfortável fazendo isso, por favor, nos diga! Se você está pronto para se lançar numa conversa com Deus, você pode começar assim:

Passo 1: Perguntando a Deus

Deus, através de quais lentes eu estou te vendo?

Espírito Santo, quando eu coloquei essas lentes pela primeira vez?

Deixe Deus te mostrar o que aconteceu, e se outra pessoa esteve envolvida: perdoe essa pessoa pelo que ela fez e pela forma que influenciou sua visão de forma negativa. (olhe o material “Perdoando, passo a passo” para mais detalhes).

Passo 2: Arrependendo

Deus, sinto muito por usar essas lentes por tanto tempo. Por favor, me perdoe.

Se você está pronto para remover essas lentes você pode continuar:

Passo 3: Removendo as lentes e recebendo a visão de Deus

Deus, eu removo essas lentes e as entrego em suas mãos, o que o Senhor me dá em troca?

Diga a Ele que você aceita o que ele está te entregando. Obrigado Deus por essa nova visão e peça ao Espírito Santo para te ajudar a usa lá.

Deus, eu te agradeço por ter me dado essa nova visão e eu oro para eu manter e usa lá.

Você pode perguntar a Deus sobre assuntos específicos para saber se você os enxerga através de lentes coloridas. Comece com a seguinte pergunta:

Espirito Santo, através de quais lentes eu vejo...?

Sugestões: relacionamentos; vida; eu mesmo; meus presentes; finanças/dinheiro; amizades; igreja.