Version: 1.2

Ouvindo de Deus

Other languages:
More information about Brazilian Portuguese

Deus quer falar com todos. Mas ouvir a voz de Deus normalmente depende mais de nós do que Dele: “Eu pedi pra Deus falar comigo?” “Eu estou tendo tempo para ouvir a voz Dele?” “Eu estou pronto para fazer aquilo que Ele me diz?”. Esses são requerimentos essenciais para ouvir a voz de Deus e se tornar mais e mais familiar com as diferentes formar que Ele usa para se comunicar conosco.

Nós usamos a palavra “ouvir”, mas nós precisamos entender que Deus é Espírito e usa todos os nossos sentidos para se comunicar conosco. Então, isso significa na verdade “sentir” Deus.

Todos nós podemos ouvir Deus falando algo. Mas para que possamos ouvir Ele diariamente e viver um relacionamento com Deus, é necessário que sejamos cheio do Espírito Santo. Assim, Ele viverá em nós e moldará nossos pensamentos e sentimentos mais e mais para que possamos sentir de forma mais clara aquilo que Deus quer nos falar.

Se sentirmos que não estamos recebendo nada de Deus, é possível que tenha algum obstáculo bloqueando nossa comunicação com Ele. Isso pode ser um pecado que preciso parar de cometer, uma distração, ou uma ferida aberta. Para ouvir Deus de forma clara, precisamos remover tudo aquilo que está nos separando Dele.

Nosso objetivo é realmente conhecer Deus e viver em contato próximo a Ele como fazemos com nossos bons amigos.

O que está me distraindo e me impedindo de sentir Deus? Existem áreas na minha vida onde eu não quero ouvir Deus? Por que?

{{{1}}}

Formas que Deus usa para falar conosco

Bíblia

A Bíblia é como uma carta de Deus para nós e contém todas as coisas mais importantes que Deus quer que a gente saiba (2 Timóteo 3:16). Tudo que Deus fala está de acordo com a Bíblia.

Outras pessoas

É comum que Deus fale com a gente através de líderes e discipuladores. Mas assim como outros irmãos e irmãs da família de Deus, Ele pode nos dar sentimentos e pensamentos em relação aos outros. Alguém pode chegar em você e as palavras ditas para você são na verdade, de Deus.

Pensamentos interiores e impressões

Quando o Espírito Santo vive em nós, Ele molda nossos pensamentos e nos dá impressões (sentimentos) a todo tempo. Isso pode ser através da nossa consciência e através de pensamentos que aparecem e nos lembram das coisas que Deus quer. Ou podemos ver uma imagem na nossa mente que demostra exatamente aquilo que Deus quer nos mostrar (Atos 10:10-11).

Acontecimentos

Deus nos deu olhos, ouvidos e uma mente para que possamos usar. Às vezes, nós vemos alguém que precisa de ajuda. Isso pode ser Deus nos falando usando pessoas para cruzar nosso caminho. Nessas situações nós podemos primeiro observar e depois perguntar para Deus qual é a nossa responsabilidade naquele momento (Mateus 11:2-6; 27:54).

Sonhos

Deus pode falar com a gente enquanto dormimos. Nós podemos aprender a interpretar sonhos e entender o que eles significam (Jó 33:14-17; Genesis 40:1-41:40; Mateus 1:20).

Através de quais desses canais Deus tem falado comigo? Como eu posso aprender mais nessa área? Em quais outras áreas eu desejo sentir Deus?

Três vozes diferentes

Na nossa vida nós constantemente ouvimos opiniões diferentes, então nós precisamos aprender a discernir a fonte dessas opiniões: Isso vem de Deus? De pessoas (eu e outros)? Vem do inimigo?
Essas são as características das diferentes vozes:

A voz de Deus A voz das pessoas A voz do inimigo
  • Encorajadora, cheia de amor, boa, perfeita (Romanos 12:2)
  • Se encaixa naquilo que a Bíblia diz
  • Pode ser inconveniente: revela nossos pecados, nos desafia
  • Intenção: nos encorajar
  • Direcionada por interesses próprios (conhecidos e desconhecidos)
  • Caracterizada por experiências próprias: “pra mim foi assim, então deve ser o mesmo para os outros”.
  • Assustadora, desencorajadora
  • Contradiz a vontade de Deus/Bíblia
  • Cria divisão, discórdia
  • Intenção: humilhar, culpar, acusar, derrubar

Exercício: Pense em uma situação em que você precisou tomar uma decisão. Divida os pensamentos e as vozes conectando-as de acordo com as três fontes citadas acima (Deus, pessoas, inimigo).

Discernindo: O que vem de Deus? (1 Tessalonicenses 5:19-21)

  • O que a Bíblia diz sobre isso? A Bíblia é a autoridade mais importante para testar algo. Se algo contradiz os princípios de Deus na Bíblia, não vem de Deus.
  • Isso é bom? Isso se alinha com o caráter de Deus?
  • O que os meus irmãos e irmãs mais maduros na fé dizem sobre isso? Se você está inseguro, pergunte ao seu líder ou discipulador.
  • How trustworthy is the source I got it from?

Eu sinto paz em relação a isso? A paz sobrenatural de Deus pode nos fazer ter certeza sobre alguma coisa. Da mesma forma, estar constantemente inseguro sobre algo pode ser um sinal de que você precisa pedir a Deus mais clareza. Mas nós não devemos esperar 100% de clareza. Deus não quer ditar nosso dia a dia e detalhes sobre nossa vida – Ele quer nos dar liberdade para fazer escolhas. Ele quer que tomamos passos mais perto Dele e passemos a confiar Nele tomando responsabilidade pelas nossas decisões.

Importante: Existem algumas questões onde se é mais fácil ouvir as respostas de Deus (Exemplo: “Deus, eu preciso perdoar?” “Onde Você vê pecados na minha vida e quer que eu me arrependa?”).
Existem outras questões onde é mais difícil ouvir discernir a voz de Deus (“Deus, com quem devo casar?”), e outras questões que Deus provavelmente não irá responder no momento (“Como eu estarei daqui a 20 anos?”).
Às vezes nós nos prendemos em perguntar o porquê das coisas. Normalmente isso não é bom para nossa vida no momento e para o nosso próprio crescimento. Ou talvez, nós não estejamos prontos para lidar com as respostas que Deus nos daria.

Quais questões eu tenho feito a Deus? Essas questões são boas?

Dois extremos ao lidar com a voz de Deus

Crença: Deus não fala comigo. Tudo o que escuto vem de Deus.
Característica: "Meus pensamentos não são os pensamentos de Deus." “Deus está dizendo...!”
A verdade: O Espírito Santo está em você, é por isso que seus pensamentos são os pensamentos de Deus. Nós somos humanos e cometemos erros, então as vezes nós não entendemos Deus.
Sugestões: Acredite que muitos dos seus pensamentos vem de Deus. Sempre comece com “eu acho que Deus está dizendo...”

Para qual lado desses dois extremos você está tendendo a cometer? De onde isso vem? Como posso me tornar livre disso e ter uma relação mais saudável com a voz de Deus?