Version: {{{1}}}

Vencendo a herança negativa

Other languages:
More information about Brazilian Portuguese

As vidas e decisões de nossos pais, avós, e vocês ancestrais nos formaram de várias formas. Elas continuam a nos influenciar, por vezes mais do que temos consciência.

Nesse mundo nós podemos herdar coisas materiais de nossos ancestrais, tanto positivas (ex: fortuna), quanto negativas (ex: dívidas). Da mesma forma, nos recebemos uma herança espiritual de nossos ancestrais, que pode conter tanto um lado positivo (bênçãos) quanto um lado negativo (maldições). Na maioria das vezes não temos consciência de todas as coisas que fazem parte de nossa herança espiritual, mas o fato é que nós recebemos e somos influenciados por ela. Felizmente, temos a oportunidade de nos tomarmos livres de todas as influências de uma herança negativa ao renunciá-la. Isto não acontece automaticamente - requer nossa decisão consciente.

Então a boa notícia é: nós não escolhemos nossos ancestrais, mas podemos decidir o que iremos levar conosco e seguir.

O efeito do pecado por gerações

Quando observamos famílias, Podemos ver que padrões de pecados existem. Se um homem tem dificuldade com raiva, provavelmente seu pai ou avô também tinha. Não apenas um endivido é afetado mas toda a família. Por exemplo:

  • Susana vem de uma família de pessoas academicamente bem sucedidas. Seus pais sempre a incentivaram a ser excelente, assim como eles também foram incentivados. Ela foi ensinada um padrão em que seu valor só seria definido por seu sucesso. Ela acredita que Deus apenas a aceita se ela não cometer erros. Assim como gerações anteriores, ela nunca aprendeu a amar os outros incondicionalmente. Ela constantemente vivia em isolamento e medo de falhar.

O pecado normalmente é passado de geração em geração até que uma pessoa tome uma decisão e pare com isso. Se arrependendo e negando a si mesma, ela e seus descendentes se tornam livres dessa herança negativa!

  • Quando Carol estava prestes a se casar, ela percebeu que constantemente estava com medo de que seu marido a deixasse. Em oração, Deus mostrou a ela que em sua família havia um padrão de homens deixando suas mulheres. Seu avô abandonou sua avó emocionalmente, e seu pai se divorciou de sua mãe, resultando na mentira de que “homens não são confiáveis”. Após perdoar e renunciar tudo ligado a essa herança negativa, ela se tornou livre desses meados e cheia de alegria.

Jesus nos deu uma nova herança

Deus nos oferece a oportunidade de nos tornarmos Seus filhos, de sermos adotados em Sua família (João 1.12-13). Isso só é possível através de Jesus Cristo (veja “A História de Deus”). Quando nós aceitamos Sua oferta e nos tornamos nascidos de novo, Jesus nos dá uma nova herança (Romanos 8.17). Também através Dele, nós podemos ser livres de todas as influências negativas das heranças que recebemos de nossos ancestrais.

Inicialmente nós recebemos a herança negativa sem envolvimento consciente de nossa parte. Mas na maioria dos casos, nós começamos, conscientemente ou inconscientemente, a praticar os pecados daquela herança e com as mentiras subjacentes. Então nós mesmos nos tornamos culpados daquele pecado, assim como nossos antepassados eram. Para realmente sermos livres, nós precisamos confessar esse pecado e nos arrependermos - decidir por rejeitar e deixar para trás. Nós podemos orar e deixar nossa herança ser purificada por Jesus; mas se não soubermos em quais áreas já integramos padrões de pecados em nossas vidas, então não veremos mudança. Por isso é importante deixar Jesus nos mostrar em detalhes quais são as partes ruins da nossa herança. Se já estamos cometendo os pecados de nossos antecessores, não é suficiente simplesmente rejeitar a herança enferma. Nos precisamos nos arrepender disto pessoalmente também.

Aplicação

Em uma conversa com Deus, Ele pode nos mostrar passo-a-passo os elementos negativos da nossa herança espiritual. Se nós cumprirmos todos os passos necessários para sermos limpos, eles não terão mais poder sobre nós.

Use o socorro do nosso bom ajudador! Se você se sente punido ou se sente, de alguma, forma desconfortável fazendo isso, por favor diga! Se você está pronto para iniciar uma conversa com Deus você pode começar dizendo:

{{{1}}}

Deixe Deus te mostrar o problema. Ele pode também te mostrar mais detalhes quanto a como e quando o pecado entrou em sua família.
Perdoe seus familiares envolvidos por seus pecados e por abrir a porta para o diabo por se associar com eles.

Espírito Santo, quando eu me associei com esse pecado?

Se arrepende e peça a Deus perdão pelos seus pecados.
Pergunte a Deus se uma mentira entrou em sua vida através desse pecado. Se sim, abandone essa mentira e deixe Jesus te mostrar a Verdade.

{{{1}}}

Ask God if a lie came into your life through this sin. If so, reject this lie and let Jesus show you the truth.
You can ask God if something was stolen from you and your family through this sin. If yes, claim it back, ask God for His blessing, and pray for your family as well.
Se necessário, pergunte a Jesus Cristo quis são os outros passos que precisa tomar. Caso Ele te mostre outro problema, comece o processo novamente do início.