Version: 1.1

Oração

From 4training
Jump to: navigation, search
Other languages:
Albanian • ‎Arabic • ‎Brazilian Portuguese • ‎Dutch • ‎English • ‎French • ‎German • ‎Hindi • ‎Indonesian • ‎Italian • ‎Korean • ‎Kyrgyz • ‎Malayalam • ‎Polish • ‎Spanish • ‎Tamil • ‎Turkish • ‎Turkish (secular)
More information about Brazilian Portuguese

Por que devemos orar?

Oração significa conversar com Deus e é como respirar para a nossa vida espiritual. Deus é interessado em você e quer um relacionamento com você. Sendo da mesma forma em outros relacionamentos: Quanto mais frequência e quanto mais honestidade falarmos uns com os outros, mais profundos e mais fortes os nossos relacionamentos ficam.

Mateus 6:5-13

O que nós aprendemos aqui sobre a oração?


Seis tipos de oração

Adoração
Adorar a Deus por quem Ele é. ( Salmos 34:2)
Agradecimento
Agradecer a Deus por sua misericórdia e providência. (1 Tessalonicenses 5:18)
Lamento
Chorar as suas dores e expressar suas lamentações ao Senhor. (Salmos 13:1-3)
Confissão de Pecados
Peça a Deus para perdoar os seus pecados. (1 João 1:9)
Pedidos
Peça a Deus para realizar as suas necessidades. (Filipenses 4:6-7)
Intercessão
Peça a Deus realize as necessidades dos outros. (1 Timóteo 2:1)

A vontade de Deus afeta a sua oração

Existem 3 tipos diferentes de oração de acordo com a vontade de Deus:

  1. Deus já tomou uma decisão
    Exemplo: “Deus eu gostaria de ter nascido em outra época e em outro lugar”
    → Não importa o quanto você ore, nada vai mudar.
  2. Deus sabe que o que estamos pedindo em oração não é bom para nós. Mas por que nós continuamos a orar por isso e não ouvimos o que Ele realmente que nos dizer, Ele finalmente acaba dizendo “OK”, esperando que nós aprendamos com as consequências.
    Exemplo: Uma pequena criança vem aos seus pais e quer segurar um copo de água e leva-lo a mesa. Os pais sabem que a mesa é ainda muito alta para ela, então eles oferecem para que eles carreguem o copo junto com a criança. Mas a criança é teimosa: “Não! Eu vou levar!” Finalmente os pais concordam, mas como eles esperavam, a criança derruba o copo.
    Os pais confortam a criança, dão pra ele um pano e secam a água. De novo eles sugerem para carregar o copo juntos. Dessa vez a criança concorda e todos ficam felizes.
    → O que você ora é realmente bom? Quais são suas motivações?
    → Você tem que ter responsabilidade com os resultados.
  3. Nós oramos de acordo com a vontade de Deus
    → Ele vai fazer! Conheça mais sobre a vontade de Deus e ore. (1 João 5:14)

Sinais de Trânsito: A imagem das respostas de Deus para nossas orações

“Sim.” Sinal verde Deus concorda e aceita o seu pedido.
“Não.” Sinal vermelho Deus não concorda com o seu pedido. Ele tem uma opinião diferente.
“Espere.” Sinal amarelo Deus não esta respondendo (ainda), seja paciente.

Ouvindo a Deus

Da mesma forma que falamos com Deus, Ele quer falar conosco. Quanto mais tempo passamos com Ele, mais familiares nos tornamos com a voz Dele. Aqui estão 4 princípios-chave para isso:

Fique quieto perante Deus
Encontre um local onde você não será distraído e onde você aquiete os seus pensamentos. Todas as coisas que estão passando pela sua mente: Entregue-as ao Senhor ou faça uma anotação para depois e se concentre agora somente no Senhor.
Observe
Deus raramente fala através seu voz, então não foque somente nos seus ouvidos. Ao invés disso Ele prefere usar a nossa imaginação, e muitas vezes nos mostra coisas através de nossos “olhos mentais”.
Pensamentos Espontâneos
Quando nós recebemos o Espírito Santo, Ele influencia o nosso pensamento. Quanto mais damos espaço para Ele, mais Ele moldará os nossos pensamentos. Deus geralmente não dará ordens em voz alta, Ele geralmente falará calmamente através de nossos pensamentos que vem a nossa mente.
Escreva
É importante escrever as conversas com o Senhor, incluindo os nossos questionamentos a Ele, assim como os pensamentos que recebemos como uma resposta. Não fique questionando todo pensamento se é Deus ou não, ao invés disso escreva tudo sem filtros. Mais tarde você pode checar mais a fundo se você estiver inseguro com alguns pontos.

(compare com Habacuque 2:1-2)

Mais dicas

  • Nós podemos falar com Deus, do mesmo jeito que falamos com outra pessoa. Ele ouve o que estamos dizendo dentro do nosso coração. Especialmente quando estamos todos juntos é bom orar em voz alta para que se torne uma conversa de todos com Deus.
  • Muitas vezes nós precisamos de perseverança na oração: “E Jesus disse aos seus discípulos uma parábola para mostrá-los que devem sempre orar e jamais desistir”. (Lucas 18:1)
  • Nós podemos orar em qualquer hora e em qualquer lugar.
  • Nós oramos no nome de Jesus (João 14:13)
    Ele está te dando autoridade para agir no nome Dele. Nós precisamos orar como Jesus orava. Desse modo, estamos orando de acordo com a “Sua vontade” e Ele responderá. Importante: “No nome de Jesus” não é uma fórmula mágica que torna a oração automaticamente mais forte.
  • Deus nos deu autoridade através de Jesus para que podemos usá-la na oração. Isso significa que podemos declarar coisas (por exemplo, abençoar, rejeitar o pecado ou renunciar uma herança espiritual negativa). Nós também podemos ordenar doenças ou demônios para que saíam. (Lucas 9:1-2).

Aplicação

Quais dos 6 tipos de oração (adoração, agradecimento, lamento, confissão de pecados, pedidos, intercessão) você quer incluir mais na sua vida de oração?

Quais são as perguntas que você quer perguntar ao Senhor? Quando e onde será um bom momento?

Minhas metas: