Version: 1.0

Exemplo de reunião de discipulado

From 4training
Other languages:
Albanian • ‎Brazilian Portuguese • ‎Chinese • ‎Dutch • ‎English • ‎French • ‎German • ‎Indonesian • ‎Kyrgyz • ‎Malayalam • ‎Persian • ‎Polish • ‎Romanian • ‎Tamil
More information about Brazilian Portuguese

Certifique-se de se reunir com o seu grupo de forma consistente uma vez na semana ou a cada duas semanas. Reserve um tempo para a preparação de cada reunião, ore por cada pessoa e pergunte a Deus o que ele deseja lhe dizer sobre a próxima reunião do grupo.

É útil colocar o diagrama do “Processo dos Três-Terços” próximo a você para que você possa segui-lo. Explique por que você faz isso seguindo os três comandos mais importantes. É bom planejar cerca de duas horas para uma reunião de treinamento e os períodos de tempo a seguir se baseiam em duas horas no total. Mas, se necessário, você também pode fazê-la em menos tempo e talvez pular as partes que não estão destacadas em negrito. De qualquer forma, é importante observar o tempo para que você tenha tempo suficiente para cada parte e cada terço fique aproximadamente um terço do tempo.

Primeiro terço: Amar as pessoas

Compartilhar, avaliar, resolver problemas e apoiar uns aos outros (cerca de 40 minutos).

15 Minutos 1.Como você está? (Cuidado pastoral): reserve um tempo para ouvir o que está acontecendo na vida de cada pessoa. Quando alguém compartilhar necessidades específicas, reserve um momento para planejar como ajudar de maneira prática e orar por esses pontos.
15 Minutos 2.Responsabilidade: Peça a todas as pessoas que compartilhem o quão bem atingiram as metas estabelecidas do último encontro. Como alternativa, você também pode fazer as duas perguntas a seguir com base em Mateus 4:19:

Primeira pergunta: Como você compartilhou com outras pessoas sobre Deus na semana passada?
Segunda pergunta: Como você seguiu o que Deus lhe ensinou na semana passada?

Quando alguém compartilhou a própria história ou a de Deus com outra pessoa, pergunte como foi. Para os membros do seu grupo que lideram outro grupo, pergunte a eles periodicamente como estão os grupos e apoie-os na solução de problemas. Em seu papel de líder, não se esqueça de compartilhar como você se saiu com seus objetivos, como todos os outros. Crie uma atmosfera aberta e encorajadora, onde todos possam compartilhar honestamente seus sucessos e fracassos.

10 Minutos 3.Visão: A visão significa pintar a imagem do que é possível para Deus e do potencial que ele vê em todos. Isso é para incentivá-los a aplicar o que aprenderam e dar-lhes motivação e orientação para o processo de treinamento. Em outras palavras, o foco de nossos olhos pode rapidamente se mover para os pés, a sujeira e as pedras diretamente em nossa frente. Levante o foco para a perspectiva de Deus e dê ideias sobre como os próximos passos podem ser.
Você pode usar diversos instrumentos (vídeos, por exemplo) para transmitir a visão de outras pessoas ou compartilhar seus pensamentos pessoais para esse grupo em particular. Se possível, seja criativo e use a mídia ou outros meios para defender seus pontos.

Segundo terço: Amar à Deus

Ampliando nosso relacionamento com o Senhor. (cerca de 40 minutos).

15 Minutos 4.Adoração: Louve a Deus e expresse sua gratidão e adoração a Ele – com ou sem música. É importante garantir que você mostre um meio simples e reproduzível de como liderar o culto (por exemplo, um culto à capela, use o youtube ou outras músicas de culto gravadas, leia um salmo e diga obrigado inspirado por Ele).
25 Minutos 5.Ensino: Ensine a lição e esclareça todas as perguntas que tiverem. Como alternativa, você pode ler uma passagem da Bíblia juntos e perguntar o que podemos aprender com ela (você pode usar as perguntas de estudo bíblico, por exemplo). Certifique-se de que esta parte não fique muito longa ao custo da parte prática.

Terceiro terço: Fazer discípulos

Se preparando para a obra e multiplicação (cerca de 40 minutos).

25 Minutos 6.Prática: Se a lição tiver uma aplicação específica, faça esta aplicação nessa parte (exemplo: testemunho com algum ensino; oração praticando as diferentes formas, etc). Como alternativa, você pode fazer com que todos pratiquem esta lição ensinando um ao outro em grupos de dois. O objetivo é que todos se sintam à vontade no conteúdo das lições e possam treinar outras pessoas.
5 Minutos 7. Estabelecer metas: Dê a todos o tempo para pensar, orar e estabelecer metas pessoais. Então todos compartilham seus objetivos no grupo.
10 Minutos 8.Oração: Ore um pelo outro: para o poder de Deus tornar o aprendizado em vida, pela liderança do Espírito Santo, por questões pessoais, etc. Você pode orar como um grupo inteiro ou se dividir em grupos menores.

As partes em negrito

No diagrama do Processo dos Três Terços, algumas partes são impressas em negrito: responsabilidade, visão, prática, estabelecendo objetivos e oração. Estas são as partes essenciais que nunca devem ser deixadas de fora. Eles são cruciais para ver grupos e discípulos fazendo discípulos, e estes últimos fazendo novos discípulos.
Se você tiver pouco tempo, poderá deixar de fora algumas das partes não ousadas. Pode parecer estranho, mas você também pode deixar de fora a parte da lição (ensino)! Então, você pratica uma lição anterior para que todos se sintam mais à vontade nela.