download: Pdficon.png
Odticon.png
Version: 1.0

Cura

Quando Deus criou os céus e a terra, não havia doença nem morte. No entanto, desde o momento em que os humanos desobedeceram a Deus pela primeira vez, tivemos doenças no mundo. Esse não é o modo como fomos criados inicialmente e, portanto, por causa de Seu amor por nós, Deus quer curar e restaurar pessoas. Para isso, Ele tinha um plano especial, que era enviar-nos um salvador. Sobre esse Salvador a Bíblia diz: “O castigo que nos trouxe paz estava sobre Ele, e por Suas feridas somos curados” (Isaías 53:5).

Esse salvador é Jesus, o Messias. Quando Ele estava na terra, Jesus curou muitas pessoas (exemplo: Lucas 5:17-26). Segundo o plano de Deus, Jesus morreu por nós como sacrifício e ressuscitou para que pudéssemos ter uma nova vida. Apesar de Ele não estar mais na Terra, ele ainda é o mesmo e ainda tem todo o poder para curar as pessoas e para libertá-las. Ele nos chama para segui-Lo e obedecer ao que Ele disse. Esta é a coisa mais importante aos olhos de Deus, que tomemos a decisão de aceitar Sua oferta e receber cura emocional e espiritual.

Jesus chama Seus seguidores para orar pelas pessoas doentes e dá a eles o poder para isso. "Um dia Jesus reuniu seus doze discípulos e deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar todas as doenças. Então Ele os enviou para contar a todos sobre o Reino de Deus e curar os enfermos.” (Lucas 9:1-2)

Como orar (introdução)

  • Primeiro pergunte a pessoa: “Qual é exatamente o problema? Pelo o que eu posso orar?”
    Também pergunte “Você tem alguma dor ou está debilitado nesse momento?” (Então depois de orar você pode descobrir se alguma coisa mudou).
  • Explique que você fará uma breve oração em nome de Jesus e irá colocar as suas mãos sobre ela. Peça à ela permissão para fazer isso.
  • Coloque sua mão (ou as duas mãos) sobre ela de uma maneira apropriada.
  • Enquanto estiver orando dirija-se diretamente à dor ou parte do corpo, etc.
  • Mantenha seus olhos abertos durante a oração para que você consiga ver caso algo aconteça.
  • Ore de forma breve e concisa. Uma frase como “Dor, vá embora em nome de Jesus! Amém.” é suficiente.
  • Depois da oração, pergunte a pessoa: “Você sentiu alguma coisa? Como está sua dor agora?”
    Você pode usar uma escala como esta: “Em uma escala de 0 (sem nenhuma dor) a 10 (dor extrema), como estava antes? Como está agora?”
    Se a pessoa tinha alguma debilidade, pergunte-a para tentar algo e ver se uma mudança aconteceu.
  • Se ofereça para continuar orando. Ás vezes a cura vem aos poucos ou depois de várias orações.
  • Quando a pessoa receber a cura: Vamos agradecer a Jesus juntos!

Observe:

  • Orar “em nome de Jesus” não significa usar uma fórmula mágica. Significa dar a Jesus a honra pelo que Ele está fazendo e assegurar que todos aqueles que estão envolvidos saberão mais tarde quem trouxe a cura.
  • Pelo menos uma pessoa envolvida precisa ter fé em Jesus, confiar que Ele pode trazer a cura. A fé é como um músculo: quanto mais você a usa e treina, mais forte ela se torna. Se você ainda se sentir sobrecarregado com um problema específico, se ofereça para orar em um outro momento com outras pessoas que tem mais experiência em orar por cura.
  • Deixe as pessoas serem cuidadosas sobre o uso do próprio corpo, já que elas o conhecem melhor que ninguém. Se um médico receitou um medicamento, ele deve confirmar a cura e ser o único a dar ordem para interromper o uso do dele.

Quando a cura parece não vir...

A cura ou a mudança nem sempre acontecem imediatamente após a oração, pelo menos não visivelmente. Isso pode acontecer por vários motivos:
Falta de perdão, pecado (Tiago 5:15-16), alimentação prejudicial, não cuidar bem do corpo, opressões ou ataques demoníacos, nossa falta de fé (Mateus 17:14-21), etc. Ou pode simplesmente ser porque Deus tem um tempo diferente (João 11).

Geralmente, nesses casos, o problema que a pessoa lhe falou não é realmente o problema principal. Essencialmente, trata-se de encontrar a verdadeira causa por trás dos sintomas para que assim, você seja capaz de lidar com isso. Use as quatro orações a seguir para isso:

Quatro orações úteis

  1. “Deus, por favor faça nessa situação aquilo que te glorifica mais.”
  2. “Por favor, me mostre aquilo que o Senhor quer me ensinar nesse tempo.”
  3. “Por favor, revele o motivo e/ou propósito dessa doença.”
  4. “Deus, o que eu devo fazer a seguir?”

Pergunte para a pessoa que está doente se algo lhe veio a mente. Quando Deus revelar algo para ela ou para você lide com isso primeiro.

A conexão entre corpo e espírito

Nossa alma notifica nosso corpo quando algo está errado. Então, problemas físicos podem ter suas causas em nossa vida espiritual e serem apenas sintomas do problema real.

Nesse caso, a oração para cura física tem pouco uso. Podem haver melhorias no princípio, mas os sintomas voltarão depois de um tempo. Aqui, é necessário lidar com o problema espiritual e quando isso é feito, os sintomas físicos irão embora pouco a pouco.
O tipo de doença geralmente dará uma dica sobre o problema espiritual presente.

Exemplo
dor no pescoço/nuca
Um jugo errado pode estar me sobrecarregando e/ou estou carregando cargas de outras pessoas que eu não deveria (Ver Mateus 11:30).

Mas nunca faça um julgamento precipitado – sempre seja cuidadoso para ouvir o Espirito Santo e interagir com a outra pessoa com amor e desejo pelo bem dela!